Unturned – [Gelo na Espinha]

Uma mistura bem feita de Minecraft com Dead Rising.

 2AP3UT

Você provavelmente já conhece Minecraft, aquele jogo de mundo aberto onde tudo se resume a quadrados totalmente pixelizados onde você tem a liberdade de criar quase tudo que imaginar (menos círculos, porque né).

Agora imagina acrescentar uma pitada de elementos de RPG e adicionar mortos-vivos a gosto.

Esta é a receita de Unturned, um sandbox super divertido e viciante para jogar com os amigos, de preferência.

Unturnedscreen2

 

Personagem

O primeiro passo em Unturned é dar uma cara ao seu personagem. O menu “Character” (Personagem, em inglês) te dá algumas opções para diferenciar seu personagem dos outros com quem irá jogar. Você pode mudar cabelo, pele, criar um clã ou até mesmo dizer se seu personagem é destro ou canhoto.

Criado o personagem, o próximo passo (para aqueles que não tem a audácia de jogar sem saber nada do jogo) é o tutorial. É um cenário todo em branco que ensina alguns comandos básicos para a sobrevivência do jogador no game, como pular, rastejar, atirar e dirigir, por exemplo.

304930_screenshots_2014-07-08_00001

Criação do personagem.

 

Jogabilidade

Feito todo o processo de aprendizagem (ou não) o jogo te dá a opção de jogar no modo singleplayer ou multiplayer, embora a segunda opção seja muito mais divertida e dinâmica.

O mundo de Unturned é grande e cheio de perigos, mas ainda está em fase de testes, mesmo sendo jogável. Isso significa que é possível encontrar alguns bugs, mas nada que tire a diversão in game.

As possibilidades de sobrevivência são interessantes e bem variáveis. Existem alguns animais espalhados nas florestas, caso você seja o tipo de jogador que prefere caçar sua própria comida, mas há também inúmeras cidades, casas e estabelecimentos, caso você prefira ser um jogador aventureiro. Por via das dúvidas é bom estar preparado para tudo, principalmente para hordas de zumbis, frutas alucinógenas e alimentos estragados que te deixarão doentes.

unturned-lighthouse

 

HUD (Status do jogador)

Além de se preocupar com a vida do personagem, o jogador deve sempre atento à fome, sede e saúde. No decorrer do jogo é extremamente importante estar sempre procurando ou plantando alimentos para o consumo, pois se algum destes status chegarem aos 100% seu o personagem morre.

Habilidades

Algumas ações, como matar zumbis, dão ao jogador uma certa quantidade de pontos experiência, elemento que está sendo muito abordado nos jogos atuais. Estes pontos dão a opção de melhoria em seu personagem. Em Unturned as opções são as seguintes:

Survival: Faz com que seu personagem não fique com fome ou sede tão rápido.

Endurance: A stamina de seu personagem diminui mais devagar quando usada.

Sneakybeaky: Faz com que seu personagem faça menos barulho ao andar ou correr.

Marksman: Aumenta as habilidades de seu personagem com armas de fogo.

Warrior: Aumenta as habilidades de seu personagem com armas brancas.

Outdoors: Aumenta a força de seu personagem ao cortar árvores.

Craftsman: Aumenta as habilidades de criação.

Immunity: Aumenta a imunidade em relação a doenças.

 

2643401-unturned+skills

Tela mostrando inventário e habilidades de um jogador.

Armas e Veículos

Existem inúmeras maneiras de vencer os mortos-vivos no jogo. Além das várias armas de fogo, como escopetas, pistolas e metralhadoras, existe uma variedade muito grande em armas brancas, como facões, espadas e até mesmo pés de cabra e facas de cozinha. Caso você esteja sem nada, não há o que te impeça de usar as próprias mãos para lutar.

Existem vários equipamentos extras que podem ser adicionados nas armas de fogo, como miras e empunhaduras, dando várias opções para o jogador montar sua artilharia como bem entender.

Nas cidades de Unturned é bem comum encontrar alguns carros abandonados que podem ser de grande ajuda aos jogadores. Alguns só tem espaço para dois jogadores, mas outros dão a possibilidade de até seis.

Algo que pode parecer um detalhe simples, mas me surpreendeu bastante foi a necessidade de gasolina. Como nem tudo são flores, os carros precisam de combustível para rodar e alguns galões podem ser encontrados durante as aventuras, mas caso não esteja preparado você pode acabar tendo que seguir a viagem a pé.

 

304930_screenshots_2014-07-18_00036

Concluindo, Unturned é um jogo que é simples e complexo ao mesmo tempo, o que faz com que seus pequenos detalhes in game façam ele ser diferente e divertido.

Nota do Autor: 7.5
Nota do público:(4 votos) 8
Dê a sua nota:

Unturned está disponível de graça na Steam. Você pode conferir clicando aqui.

Trailer (Feito por fã):

Rhuan Passos
Estudante de Comunicação Social que sonha em ser diretor de cinema, ou quem sabe um escritor bem sucedido. Apaixonado por cinema e videogames desde que se entende por gente. Atualmente está escrevendo um livro sangrento sobre apocalipse zumbi.

Rhuan Passos publicou 24 posts. Veja outros.

Publicidade

  • mau_franco

    Parece bem interessante. Legal como minecraft mudou a industria, antes os produtores só se preocupavam em mostrar gráficos, agora a jogabilidade está voltando a ser o foco…
    Mas o sniper da arma é redondo….hehehe!

  • danielgfm

    Baixando para testar.