Vin Diesel – Biografia

Nascia em 18 de julho de 1967, em Nova Iorque, Mark Sinclair Vincent, mais conhecido como Vin Diesel, o astro da franquia infinita Velozes e Furiosos.

images

Filho de Irving Vincent (africano) e Delora Vincent (norte americana), Vin Diesel cresceu em Nova Iorque, onde chegou até a frequentar a Universidade Hunter College para cursar inglês, enquanto trabalhava como atendente de telemarketing, mas o interesse pelo teatro falou mais alto e alguns anos depois, deixou tudo para trás e se mudou para Los Angeles, em busca de oportunidades como ator.

49cf190838b0725cdabc46008997dc26

Mesmo com um razoável sucesso no teatro, as oportunidades no cinema não apareciam e, após um ano de tentativas, Vin Diesel desiste e volta para Nova Iorque. O desanimo não durou muito: o ator conta que um livro que ganhou de sua mãe (Filmes ao Preço de Carros Usados, de Rick Schmidt) mudou sua forma de pensar, e já que as oportunidades não apareciam, estava na hora de criar a própria oportunidade. Por meio de empréstimos e ajuda de amigos, conseguiu 3 mil dólares, escreveu um roteiro baseado em suas próprias experiências e, dirigindo e atuando, realizou seu primeiro curta metragem: Multi-Facial  (1995).

Multi-Facial

No curta de 20 minutos, Vin Diesel interpreta um ator que finge ter nacionalidades diferentes em cada teste que faz, e sempre é dispensado. O filme chegou a ser exibido no Festival de Cannes, em que chamou a atenção de ninguém menos que Steven Spielberg, que passou a acompanhar o ator de perto.

Com o sucesso de Multi-Facial, Vin Diesel conseguiu um financiamento de 50 mil dólares para realizar seu primeiro longa metragem: Strays (1997). No filme (novamente dirigido e estrelado por ele), Diesel vive um traficante em busca de um significado para sua vida.

10838297_ori

Mais uma uma vez Vin Diesel  chama a atenção de Spielberg, e graças a isso consegue seu primeiro papel em um Block Buster. Em O Resgate do Soldado Ryan (1998), o ator é um dos comandados de Tom Hanks.

Cena do Filme

Em uma ascensão meteórica da carreira, nos anos 2000 Vin Diesel consegue seu primeiro protagonista em um filme de grande orçamento: As Crônicas de Riddick: Eclipse Mortal.

Ainda no mesmo ano ele é contactado por Rob Cohen (diretor de DayLight (1996) e Sociedade Secreta (2000)), que lhe oferece o papel do antagonista mal encarado Dominic Toretto em Velozes e Furiosos. O filme foi inspirado em um artigo sobre corridas de rua em Nova Iorque e que, com um orçamento de 38 milhões de dólares, arrecadou uma bagatela de pouco mais de 207 milhões e deu origem a franquia que marcou a parceria de Vin Diesel com Paul Walker, que se estenderia por mais filmes alguns anos a frente.

velozes-furiosos-paul-walker-vin-diesel-300-original

Em 2002, Diesel fundou um estúdio somente para desenvolver videogames inspirados nos seus filmes, chamado Tigon, sem muito sucesso. Já em 2006, deu início a um projeto bem mais ambicioso e fundou uma escola de cinema na República Dominicana, nos moldes dos cursos intensivos da Universidade de Nova York. Um dos resultados do projeto foi o curta “Los Bandoleros”, cuja música-tema aparece numa cena de Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio.

Com a moral alta no mercado, surge mais um personagem marcante em sua carreira, o Agent Especial Xander Cage em Triplo X. Em 2004, realiza sua primeira sequência em A Batalha de Riddick. Dois anos mais tarde, curiosamente com cabelos, protagoniza Sob Suspeita, dirigido por Sidney Lumet, sempre citado pelo ator como seu maior ídolo na sétima arte.

sob suspeita

Em 2008, Vin Diesel estrela a divertida produção francesa, Missão Babilônia, antes de voltar de cabeça para a franquia Velozes e Furiosos, 9 anos após o primeiro. Velozes e Furiosos 4 marca a retomada da franquia e, sucesso de bilheteria, deu o tom e a direção para as sequências 5 e 6, já contando com o ator também como produtor executivo.

Infelizmente, em 2013, Diesel perde seu grande amigo e parceiro de trabalho, Paul Walker, que faleceu aos 40 anos em um acidente de carro, antes de finalizar as filmagens de Velozes e Furiosos 7. A dúvida do estúdio era se o filme seria continuado e, após pouco tempo, foi decidido que sim, o que rendeu uma grande homenagem ao ator falecido.

Em 2014, Vin Diesel empresta sua voz a Groot, personagem de Guardiões da Galáxia, dublando-o em todas as versões, inclusive em português, o que marca seu retorno a dublagem 16 anos após O Gigante de Ferro.

VIN-DIESEL-GROOT

Com a adição de nomes como Jason Statham, Kurt Russell e Tony Jaa ao elenco, somado a tragédia envolvendo Paul Walker, Velozes e Furiosos 7 chegou aos cinemas em 2015, quebrando todos os recordes da franquia e somando uma bilheteria de impressionantes U$ 1.5111.726.205,00, se tornando a terceira maior bilheteria da história do cinema, e mostrando que a franquia ainda tem lenha para queimar, uma vez que Vin Diesel já anunciou uma nova trilogia de filmes finalizando a série em Velozes e Furiosos 10.

Atualmente Vin Diesel trabalha na divulgação de O Último Caçador de Bruxas, que chega por aqui no próximo dia 22 de outubro.

346084.jpg-c_520_690_x-f_jpg-q_x-xxyxx

Luiz Cobra
Um aficionado por cinema, quadrinhos e rock,n,roll

Luiz Cobra publicou 17 posts. Veja outros.

Publicidade