VVVVVV [Análise]

O que é mais importante em um jogo? Os gráficos, a jogabilidade, a diversão ou o desafio? O essencial é que pelo menos três dessas qualidades estejam presentes em um jogo de qualidade. Muita gente declara que os jogos de hoje em dia não estão mais desafiando o jogador como os das gerações 8 e 16 bits, com algumas pequenas exceções, foi então que surgiu Terry Cavanagh e seu jogo VVVVVV.

header

VVVVVV é um jogo plataforma no qual o jogador controla o capitão de uma nave que depois de sofrer um acidente são transportados para uma dimensão onde a gravidade é sua única maneira de sobreviver e resgatar os outros tripulantes da sua nave.

No começo do texto eu destaquei quatro qualidades que um jogo deveria ter para ser bom e VVVVVV se sobressai na maioria deles, mas é provável que algumas pessoas recuem no quesito gráfico. Os gráficos do jogo são no estilo 8-bits o que pode animar os saudosistas ou afastar os que só focam num belo gráfico. Mas eu defendo que a escolha do gráfico 8-Bits não só deixa o jogo bonito como também possibilita o acesso a qualquer um, não importando a configuração do seu computador ou aparelho móvel.

18j42rv6aftkjgif

Vejam esses espinhos todos “VVVVVV”

A jogabilidade merece destaque, Cavanagh é conhecido por criar jogos com uma jogabilidade única e desafiadora e em VVVVVV não foi diferente, o jogo não traz nenhum tipo de evolução para o protagonista, em nenhum momento você desbloqueará algum tipo de habilidade nova, pelo contrário, a única habilidade do jogo é o poder de controlar a gravidade. No jogo, você tem o poder de inverter a gravidade com o botão de ação, fazendo o protagonista ir do teto ao chão, mas apenas isso. Além disso , o mapa do jogo lembra muito os dos clássicos metroidvanias.

vvvvvv_screenshot_9

Você só pode contar com a sua inteligência e o bom uso da gravidade pra superar os desafios.

A diversão do jogo está diretamente ligada ao desafio que ele impõe ao jogador, os mapas são desafiadores e os pequenos desafios que o jogo propõe, como coletar os trinkets (pequenos discos dourados) espalhados pelo cenário, em lugares MUITO difíceis de serem alcançados, é claro. Há outros modos de jogos, como o flip mode e o No Death Mode, onde morrer não é uma opção, o que é basicamente impossível, tanto que o jogo te dá achievements por morrer menos de 50, 100 e 500 vezes. Para quem quer ter uma pequena amostra da dificuldade do jogo, Vaganagh liberou para Android o port de um dos desafios mais legais e difíceis do jogo o Super Graviton.

vvvvvv_screenshot_4

Pegar os trinkets é um dos maiores desafios do jogo, daqueles que o seu orgulho te faz tentar, tentar, tentar…

VVVVVV está disponível para Windows, Mac e Linux pela Steam, IoS, Android, 3DS e PS Vita, ou seja, sem desculpas para não jogar. VVVVVV traz todos esses elementos acompanhados de uma trilha-sonora viciante e é de longe o jogo indie mais original dos últimos anos e com toda a certeza uma obra prima dessa geração.

Nota do Autor: 9.5
Nota do público:(0 votos) 0
Dê a sua nota:

Guilherme Vitoriano
Devorador de Livros e Quadrinhos, domador de jogos.e Nerd assumido. Apreciador de uma boa música e apaixonado por suas meninas.

Guilherme Vitoriano publicou 237 posts. Veja outros.

Publicidade

  • mau_franco

    Duas perguntas cara…
    1 – Vc terminou?
    2 – Como se pronuncia isso?

    • Gu1lh3rm3Kun

      Terminei 5 vezes, de todas as formas possíveis 🙂
      E eu falo Veveveveveve Hahahahah