A Vingança Está Na Moda (The Dressmaker, 2015)

a-vinganca-esta-na-moda

Decidi assistir este filme por três motivos: Kate Winslet, o poster e o título em inglês. Provavelmente, eu não o teria assistido caso tivesse visto “A Vingança Está Na Moda”. Soa como uma comédia romântica das três da tarde. Porém, dando crédito ao tradutor, provavelmente eu também não assistiria um “A Costureira”, não é mesmo? Tendo isso dito, eu não sabia absolutamente nada sobre o filme e foi uma surpresa atrás da outra.

8-6

Myrtle Dunnage (Kate Winslet) retorna para sua cidade natal em algum lugar BEM rural e pacato da Australia. A cidade é no meio do nada e composta por pouquíssimas famílias. Myrtle chega de noite sem avisar ninguém com algumas malas e uma máquina Singer nas mãos e se encaminha para uma casa que aparenta estar abandonada. Só aparenta. Sua mãe, Molly (Judy Davis), mora na casa. Na realidade, o relacionamento entre mãe e filha é bem estranho. Em momentos, pensei que não eram mãe e filha e que a Myrtle era realmente louca e, em outros momentos, ambas agem como fimiliares.

e26cab3

Há um mistério inesperado durante toda a história. No passado, um menino morreu e a única pessoa que estava presente na hora era justamente Myrtle Dunnage. Veja bem, a menina já não era bem vista pela cidade por ser filha de mãe solteira e por ninguém saber quem era seu pai. Adicione um mistério ao qual a fofoca transformou em assassinato e temos a pior vizinha que alguém poderia ter. Por esse motivo e por outros, a garota é mandada embora da cidade para uma escola “só para meninas”. Esse passado é contado em flashbacks esporádicos e, por vezes, confusos. É apenas no final do filme que realmente temos uma ideia do todo do enredo, quando podemos ligar todos os pontos.

the-dressmaker-992803l

Apesar de toda a cidade odiá-la, com sua alta costura, Dunnage faz com que as dondocas venham atrás dela quer elas gostem ou não. E é aqui, minha gente, que a vingança da costureira se inicia. Ela faz com que as mulheres da cidade dependam de seus vestidos, mesmo quando surge uma nova costureira para ser sua rival. Esta é a parte do filme que mais beira ao cômico. Mas não se engane! É só uma trégua para que você possa respirar fundo e se preparar para a fase das trágedias.

kate-winslet-and-liam-hemsworth-in-a-vinganca-esta-na-moda

Darei uma passada rápida pelo romance que surge entre Myrtle e Teddy (Liam Hemsworth). Sem dar muitos spoilers, só posso dizer que, quando comecei a achar fofo, mais uma catástrofe aconteceu. E logo depois, mais outra. Até que nossa costureira (que aqui já virou nossa pois você começa a sentir pena dela em dado momento) finalmente se vinga da cidade inteira de uma vez só. Tudo feito com uma roupa de muito bom gosto, se é que posso dar minha opinião.

download

Laura Aleixo
Formada em Licenciatura Plena em Língua Inglesa, se perde na lista de séries que tem para assistir assim como na lista de filmes. Sua paixão mesmo são os livros, qualquer livro, mas, de preferência, de fantasia.

Laura Aleixo publicou 13 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Babalu Soares

    Achei esse filme muito arrastado.

    Tudo bem…Não chega a ser um filme de sessão das 3 horas, mas e bem típico de Cine Gala de Domingo na Globo