Amor além da vida (What dreams may come) – [Especial dia dos namorados]

20249359

Alma gêmea, umas das expressões mais usadas por aqueles que desejam viver um grande amor. Genericamente falando, alma gêmea é aquela pessoa que te completa, sua metade da laranja. Isso já foi tema de novela, de música e até de filme, como Amor além da vida. Ele conta a história de Chris e a busca por sua alma gêmea. Mas o que há de novidade nisso? Simples, a procura se dá no plano da espiritualidade. Independente de questões religiosas, quase sempre buscamos alguém que nos complete. E, geralmente, os percalços que passamos nessa jornada valem a pena no final.

No filme, temos o casal Chris e Annie e seus dois filhos, Ian e Marie. Estes, logo no início, morrem em um acidente de carro. Com isso, Annie precisa lutar contra a depressão que a acomete, tendo Chris ao seu lado para ampará-la. Anos depois, ele também morre num acidente de carro e ela se entrega de vez à tristeza. Sem suportar tamanha dor, acaba tirando sua própria vida. Já no Céu, Chris procura por sua amada, Annie. O enredo de Amor além da vida foca na procura dele por sua alma gêmea. Alguns poderiam pensar, “mas que história triste”. Porém histórias de amor nem sempre terminam em finais felizes.

Chris e Annie são um casal apaixonado

Chris e Annie são um casal apaixonado

Assisti a esse filme no cinema com minha família, o que foi uma experiência bastante marcante. Desconheço elementos técnicos para descrever aqui, mas a maneira como ele retrata o Paraíso através das cores e das paisagens foi de uma sensibilidade que me impressionou. Até porque, o filme traz que não há um Céu genérico para todos, há o seu Céu particular, e nele você pode fazer o que quiser. Não por acaso, o filme merecidamente levou o Oscar na categoria de melhores efeitos visuais.

O filme conta com um ótimo elenco, Robin Willams, Annabella Sciorra, Cuba Gooding Jr e Max von Sydow, que juntos conduzem o filme lindamente. As paisagens estão em sintonia com os sentimentos dos personagens. A questão do suicídio (considerado um tabu na sociedade) é retratada de uma forma simples, mas real. A reencarnação é colocada de uma forma bem explícita. Além disso, há referências ao livro de Dante Alighieri, A divina comédia, e várias questões filosóficas são discutidas ao longo do filme. Vale ressaltar que ele foi baseado no romance homônimo de Richard Matheson.

Um Paraíso feito à imagem e semelhança de Chris

Um Paraíso feito à imagem e semelhança de Chris

Acredito que o mais importante de Amor além da vida é perceber até onde somos capazes de ir por amor, seja na Terra, seja no Céu. O poder do amor é capaz de tornar aquilo que é aparentemente impossível em algo possível. O dia dos namorados é uma data muito mais comercial do que sentimental, mas os amantes aproveitam esse dia para não só trocar presentes, mas também demonstrar seu amor e sua paixão pela pessoa amada. Porém, acredito que não bastam só presentes, é preciso dedicação, sacrifícios, companheirismo e cumplicidade. E isso é mostrado no filme. A família de Chris é feliz, tem dificuldades e conflitos, como em qualquer outra, mas todos se apoiam um no outro.

Aproveite esses dias em que o amor está no ar e assistam a esse belo filme. Às vezes é preciso algo nos tocar para que valorizemos a pessoa que está ao nosso lado. Amor além da vida cumpre bem esse papel, mostrando todo um caminho que Chris teve que percorrer para alcançar sua alma gêmea. E assim, o título de justifica, pois o amor entre Chris e Annie foi para além da vida. Deixem a nota de vocês para este belo filme.

Um amor além da vida

 

Nota do Autor: 9.5
Nota do público:(1 voto) 8.5
Dê a sua nota:

 

 

Rayana Lima
Formada em Psicologia e, atualmente, está terminando o Mestrado também em Psicologia. Adora diversos tipos de filmes e sempre gosta de assistir várias vezes aqueles que mais lhe agradam. Seu estilo preferido é suspense e terror, mas também adora um romance, uma comédia ou um drama bem construído. O estilo musical também é bem eclético, mas não peçam pra ela escutar Annita e afins. No seu tempo livre, ama dançar e gosta de jogar videogame. Mas só os de corrida, porque os de plataforma e RPG são lentos demais pra ela.

Rayana Lima publicou 34 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Rodгi9o.06iıboЯ

    Filme belissimo.
    Quando vi o filme pela primeira vez, imediatamente me lembrei de a divina comedia.
    Geralmente não curto filmes sem a violencia da eterna batalha bem e mal. Mas ha pouquissimas exceções e Amor Alem da Vida é um deles.
    Filmes romanticos é ainda mais raro pra mim. Na minha lista acho q só tem esse e mais 2, o fabuloso destino de amelie poulain e meu primeiro amor.

    • Justiceiro Massacra Marvel.S

      Ah e ghost do outro lado da vida eu gostava muito, mas hoje… sei não…