Far Cry Primal – Análise e Gameplay

Far Cry Primal

Far Cray Primal

Sobreviva a Extinção

Acredito que todo mundo estudou na escola a idade da pedra lascada.

O professor lá na frente da sala explicando coisas como: descoberta e domínio do fogo, o uso de ferramentas para caçar e construir ocas, os perigos de estar no meio da cadeia alimentar, e principalmente o convívio em sociedade e as disputas territoriais.

Tudo muito bem explicado, e as vezes até ilustrado com imagens e documentários, porém, era difícil imaginar um mundo desta maneira, difícil de se colocar neste mundo estudado.

A se meu professor tivesse naquela época um game como Far Cry Primal.

Far-Cry-Primal-Trailer

Produzido por uma das maiores desenvolvidoras de games da atualida e lançado no dia 23 de fevereiro de 2016, Far Cry Primal é um game diferente dos seus antecessores, sendo o sexto game da franquia e o primeiro desenvolvido inteiramente para a geração atual de consoles e computador.

Takkar é o personagem controlavel do jogo. Caçador experiente com o dom de domar feras selvagens é tido como lider em sua tribo.

Takkar é o personagem controlavel do jogo.
Caçador experiente com o dom de domar feras selvagens é tido como lider em sua tribo.

Historia

O game se passa no ano de 10.000 antes de Cristo, na idade da pedra lascada, onde o homem era apenas mais um animal na cadeia alimentar, lutando para sobreviver, enfrentando membros de tribos inimigas e fugindo de grandes feras selvagens, onde apenas paus e pedras eram usadas como armas e o mais perto de medicina que se tinha era folhas e curandeiros.
Pois bem, a Ubisoft conseguiu transportar perfeitamente o jogador para este mundo, já que em Far Cry Primal Jogamos com o personagem Takkar, um caçador veterano, que após uma caçada mal sucedida acaba parando sozinho em uma área de terra nova gigante, conhecida como OROS , onde o objetivo é encontrar Wenjas (membros da tribo a qual Takkar pertence) e juntos formar uma tribo grande e forte para se defender dos perigos que existem nessa terra.
Para atingir este objetivo é necessária a realização de inúmeras tarefas, como explorar cavernas, caçar animais, coletar madeira, pedras e argilas, e claro enfrentar tribos inimigas que disputam território com os Wenjas.

Ull(esquerda) chefe da tribo dos Udam, brutamontes armados com gases venenosos. Batari(direita) Chefe da tribo dos Izila, guerreiros magros com o domínio do fogo a seu favor.

Ull(esquerda) chefe da tribo dos Udam, brutamontes armados com gases venenosos.
Batari(direita) Chefe da tribo dos Izila, guerreiros magros com o domínio do fogo a seu favor.

Gameplay

Por se passar em uma época onde não existia armas de fogo nem lojas, o jogador é obrigado a confeccionar suas próprias armas, usando material coletado no ambiente para criar  tacapes, lanças, flechas e algumas bombas, o mesmo serve para roupas, melhorias em ocas, equipamentos e medicamentos (folhas coloridas).

Far Cry® Primal_20160403202203

Nada de molezinha, sem essa de lojinha de munição, aqui tu vai ter que caçar e coletar material na natureza, caso contrario, não vai conseguir criar armas e munição.

O mapa é muito grande, cheio de relevos e climas variados, para poder explora-lo por inteiro sem perder muito tempo, é possível montar em grandes animais, como ursos, tigres e mamutes. Ou conforme o mapa é descoberto é possível viajar rapidamente através de pontos de viagem rápida.

Far Cry® Primal_20160403202322

Essa imagem é só um pedacinho do mapa, não coube tudo na tela.

Ao realizar missões no game, ganhamos experiencia (XP), o que gera pontos de habilidades que podem ser trocados por habilidades, estas que vão de maior resistência física à doma de feras, possibilitando que o personagem se desenvolva e fique mais forte para enfrentar os inimigos do game.

Far Cry® Primal_20160403202338

São muitas habilidades, e algumas só conseguimos se tivermos os personagens coadjuvantes na tribo.

Efeitos Audio-Visuais

Os efeitos audio-visuais do game estão muito bom, muito mesmo, principalmente pra quem joga no computador, já que os games multiplataforma geralmente são feitos primeiramente para o computador e depois recebem downgrade nos gráficos para rodar nos consoles.

Talvez pelo fato do game ter seu idioma próprio, inventado pela Ubisoft, os efeitos sonoros tenham ficado tão bons, pois no ultimo título, ao jogar o game na versão dublada, ocorria dessicronização da dublagem, o que tornava a imersão menor, já em Primal o que muda de um pais para o outro é apenas as legendas.

Conclusão

Far Cry primal é um bom jogo, um FPS voltado mais para a sobrevivência do que para a troca de tiros frenética que já estamos acostumados a ver em outros títulos, apesar de não trazer uma historia envolvente, ou personagens cativantes, a ambientação e a grande liberdade que o jogo disponibiliza torna o mesmo aceitável, sim aceitável, ele não chega a te prender na cadeira até terminar o game, mas também não te faz ficar triste por ter pagado caro por ele. Minha maior decepção com o game foi o fato de não haver modo on-line coop, e minha maior alegria foi a dificuldade do game e sua longevidade, pois sou fã de games grandes e difíceis.

Abaixo segue nosso gameplay a respeito do jogo, comentado um pouco sobre o game e mostrando um pouco do que encontramos no mundo de Far Cry Primal.

Nota do Autor: 7
Nota do público:(4 votos) 5
Dê a sua nota:

Já jogou Far Cry? Indiferente se jogou ou não, comenta aqui as tuas impressões sobre o game ou suas expectativas. Forte abraço.

Rafael Antunes
Gaúcho nascido em 1992, apaixonado por filmes, series, livros e games, principalmente games. Tenta aproveitar cada momento de sua vida, não perdendo a oportunidade de ir ao cinema ou virar uma noite na frente do Video Game.

Rafael Antunes publicou 18 posts. Veja outros.

Publicidade