Ookami Kodomo no Ame to Yuki [Otaku Way]

Mamoru Hosoda é um nome que vem cada vez mais atraindo a minha atenção. Nos últimos anos, acabei conhecendo duas animações realizadas por ele que me conquistaram imediatamente: Toki wo Kakeru Shoujo (Literalmente, A Menina que Saltou no Tempo) e Summer Wars. Agora, 4 anos após o seu lançamento no Japão, tive a oportunidade de ser surpreendido mais um vez por ele, dessa vez com Ookami Kodomo no Ame to Yuki, ou em uma tradução literal, Crianças-Lobo: Ame e Yuki.

Title

Acompanhamos a história de Hana, uma universitária que, em uma palestra da faculdade, acaba conhecendo um homem que estava assistindo a mesma sem nenhum tipo de livro ou apostila do curso, isso acaba chamando a sua atenção e assim ela começa a conversar com ele. Durante um período, eles começam a passar cada vez mais tempo juntos, até que ele decide revelar para ela um segredo: ele é um Lobisomem. Mesmo com essa revelação, ela decide continuar com ele e assim seguem uma vida feliz juntos. Após o nascimento de seus dois filhos, a pequena Yuki e seu irmão mais novo Ame, o pai das crianças acaba falecendo e Hana tem que aprender a cuidar sozinha das crianças, que acabaram herdando a condição do pai.

ookami_kodomo_no_ame_to_yuki-47957

Ookami Kodomo é um filme que se sai maravilhosamente bem em todos os detalhes, começando por seus personagens. Cada um deles tem um nome que representa muito bem a sua personalidade, Hana (Flor) sempre tenta fazer do espaço a sua volta o mais iluminado possível, ela ajuda a manter a família unida nas situações difíceis e vive com um sorriso no rosto, já Yuki (Neve) e Ame (Chuva) são os pontos opostos da história, Yuki é enérgica e cativante, Ame é uma criança quieta e tímida. Isso tem uma relação direta com os conflitos que eles sofrem por ter a metade lobo do Pai.

Screen-Shot-2013-03-02-at-4.00.55-PM

Uma história que soube tratar muito bem sobre diversidade e preconceito de uma forma delicada e sutil. Com o passar do tempo, as crianças tem que aprender a conviver e aceitar a sua condição, isso é muito bem apresentado durante o crescimento delas. A transformação em lobo e o que isso as proporciona, gera o conflito se vão querer viver como animal ou como humano, mas também gera a discussão de que elas tem que se isolar e esconder do mundo a sua real natureza para viver em paz.

Todos esses elementos tornam o filme incrivelmente emocionante. Foi muito fácil criar um vínculo com os personagens e acompanhar as dificuldades e alegrias de Hana e as crianças durante o crescimento delas, e foi uma das experiências mais agradáveis que já tive com um filme de animação, me lembrando muito a experiência que tive com alguns filmes do estúdio Ghibli, mas que aqui foram apresentadas de forma mais profunda e madura. Todo esse clima emocionante ainda é magistralmente embalado pela trilha de Masakatsu Takagi, que traz um tom nostálgico e ao mesmo tempo sensível para o filme.

les-enfants-loups-ame-yuki-8979

Ookami Kodomo no Ame to Yuki é uma verdadeira obra de arte, que conta uma história emocionante sobre família, diversidade e as escolhas que tomamos no curso da nossa vida, um filme que pode (e deve) ser visto por crianças e adultos.

Nota do Autor: 10
Nota do público:(0 votos) 0
Dê a sua nota:

Guilherme Vitoriano
Devorador de Livros e Quadrinhos, domador de jogos.e Nerd assumido. Apreciador de uma boa música e apaixonado por suas meninas.

Guilherme Vitoriano publicou 239 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Esse filme ta na minha lista pra ver faz algum tempo. Acabei deixando de lado por estar fazendo maratona do Oscar no momento, mas assim que terminar irei assisti-lo. Muito bom saber que tu curtiu, ansiosa para assisti-lo em breve! o/