Song of the Deep – Análise

Vivemos em meio a uma geração confusa no mundo dos games, onde temos maquinas potentes em nossas casas, rodando jogos a não sei quantos mil FPS por segundo, dançamos e pulamos em frente à TV, jogando apenas com o corpo sem nenhum joystick! E mesmo assim em meio a tantos avanços tecnológicos neste mundo de entretenimento, existem games mais “simples”, com uma pegada retro, que nos tiram dessa realidade, nos emocionando com lindas historias, confortando nos olhos com artes magníficas e nos presenteando com gameplays suaves e tranquilos.

song-of-the-deep-introPois bem, hoje farei uma breve análise sobre um destes games, hoje escreverei um pouco sobre Song of the Deep, um jogo produzido pela Insomniac para Playstation, 4, Xbox One e PC, um game no estilo Metroidvania  com uma historia digna de um conto de fadas, gráficos belos e uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente com a proposta. Ficou curioso pra saber mais? Então continua lendo, pois tenho muitas coisas pra falar sobre este game!!!

O Jogo:

Marryn é a personagem principal deste belo game!!

No game controlamos uma jovem mocinha chamada Merryn, que junto com seu submarino ira explorar o mundo subaquático para encontrar seu pai, conhecendo inúmeros animais diferentes, alguns tentando a qualquer custo destruir seu veículo e outros até se tornando seus amigos.

Toda a ação do game ocorre em uma perspectiva 2D, onde podemos mover nosso veículo ou personagem para qualquer direção, explorando diversas áreas em um mundo aberto em baixo D’Água, porem, alguns locais só são acessíveis após a aquisição de melhorias para o submarino, ou para Marryn, melhorias como uma garra, um sonar, torpedos elétricos, de lava e gelo.

Song of the Deep_20160809000846

Durante esta aventura encontramos diversos tesouros, que podem ser trocados com este molusco por melhorias no pequeno submarino.

Song of the Deep_20160809000946
Nessa aventura a historia é contada em forma de narrativa, e a cada mudança de cenário, aquisição de objetos ou ações que influenciem no decorrer da trama, uma voz suave irá contar o que esta acontecendo, exatamente igual a uma mãe contando uma historia a um filho, ou seja, a cada mudança de pagina uma nova narrativa é apresentada ao jogador. lembrando que os audios são em Inglês e os menus e legendas em Português.

Song of the Deep_20160809002044

Existem variados tipos de inimigos, cada um com seus pontos fracos e fortes!!!

São variados os inimigos enfrentados no game, porem nenhum que apresente um desafio muito grande, nem mesmo os chefões, todos bem simples, o que dificulta mesmo são os quebra cabeças, que são muito bem feitos, alguns mais complicados e outros nem tanto.

Song of the Deep_20160807105914

Alguns quebra cabeças só são possíveis realizar com Marryn fora do submarino, pois há passagens estreitas demais para passar com o veiculo.

O jogo apresenta uma trilha sonora calma e relaxante em momentos de calmaria no mar, mas em momentos de maior ação a trilha torna o momento mais tenso, o que aumenta a ambientação.
Os gráficos do jogo são de um capricho exemplar, parece que todos os cenários foram feitos a mão, com total dedicação do artista, o que torna o game belo e muito atrativo para os olhos, com lindas cores e contrastes entre os cenários, que variam de lindos jardins com algas gigantes a locais totalmente escuros, onde somente é possível ver onde as luzes dos faróis do submarino alcançam.

Como o jogo apresenta um mapa enorme, e muitas de suas áreas só são acessíveis após a aquisição de algum item ou melhoria do submarino, foram espalhados pelo mapa alguns vórtex que possibilitam a viagem rápida de um ponto a outro.

Como o jogo apresenta um mapa enorme, e muitas de suas áreas só são acessíveis após a aquisição de algum item ou melhoria do submarino, pensando nisso, para agilizar a viagem entre um ponto a outro foram espalhados pelo mapa alguns vórtex!!

Historia:
O Game apresenta uma historia digna de um conto de fadas, um destes que compramos para as crianças com belas ilustrações e com uma lição de moral no final, pois bem, Song of the Deep apresenta Marryn, a pequena filha de um pescador dedicado ao trabalho e a família. Uma noite o pescador não retorna do mar, e Marryn adormece esperando o pai, e em seu sonho tem uma visão do mesmo em perigo, então decide construir um submarino e ir atrás dele. Nesta aventura ela descobre que muitas das historia que o pai contava para ela adormecer eram verdade, faz amigos nas profundezas do mar e enfrenta diversos inimigos para poder descobrir o que aconteceu com o seu pai, e se possível, resgatá-lo.

sub

Este submarino mais parece um canivete suíço, cheio de armas variadas que são necessárias para explorar esse mundo subaquático.

Conclusão:
Eu cresci jogando vídeo game, joguei diversas plataformas, em casa e em locadoras, tive a oportunidade de conhecer muitos bons títulos e a infelicidade de não ter conhecido inumeros outros, sou um gamer que evoluiu junto com os consoles, busco sempre jogar os jogos mais atuais, os que exploram o verdadeiro potencial destas maquinas que nos custam caro, mas que valem cada centavo para nos entreter e nos dar felicidade, porém as vezes me sinto saturado de muito do mesmo, de muito gráfico, de muita ação, de muita complexabilidade nos games, e é nestes momento que surge uma luz, algo que nos tira da mesmice, é assim que eu enxergo Song of the Deep, um jogo que foge da mesmice e nos traz algo mais simples e belo, algo que funciona tão bem na tela grande ou no uso remoto de um PSVita, um jogo que vale ser jogado por todas as idades e públicos, seja os velhos retrogamers, seja os novos caçadores de Pokemons, seja quem for.
Song of the Deep é um game fácil, sem muitas dificuldades, que carrega uma bonita historia, uma trilha sonora que juntamente com os belos gráficos completa a imersão neste mundo em baixo D’Água, traz bons quebra cabeças e te roubara algumas horas caso você queira completar 100% do game, porém tenha cuidado, caso você queira jogar Song of the Deep a noite, certifique-se de joga-lo acompanhado de uma boa xícara de café, pois a calmaria do game em alguns momentos provocam um pouco de sono. Uma dica: Jogue este game de dia!! E jogue porque concluir este game te dá uma sensação de dever cumprido.

Nota do Autor: 7.5
Nota do público:(13 votos) 7.5
Dê a sua nota:

Rafael Antunes
Gaúcho nascido em 1992, apaixonado por filmes, series, livros e games, principalmente games. Tenta aproveitar cada momento de sua vida, não perdendo a oportunidade de ir ao cinema ou virar uma noite na frente do Video Game.

Rafael Antunes publicou 18 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Dinho Corleone

    Ótima indicação Rafa.

    To ate pensando em pegar esse jogo pois parece ser interessante.

    Valeu e seu texto esta bem escrito. 🙂

    • Rafael Antunes

      Obrigado Dinho.