World of Warcraft Crônica – Volume 1 [Resenha]

Há muitos anos me apaixonei profundamente por um jogo chamado World of Warcraft. Durante centenas de horas me aventurei pelas terras de Azeroth, me perdendo nos cenários deslumbrantes e quests desafiadoras, mas o que mais me fascinava naquele jogo era a sua mitologia. E agora, no ano de lançamento do filme de Warcraft, a editora Leya traz para o país o primeiro volume de Crônica, a “enciclopédia” do universo de Azeroth.

Livro-World-of-Warcraft-Cronica-Volume-1-Robert-Brooks-8105952

Warcraft é uma franquia com um universo expandido gigantesco, o lore é espalhado por diversas mídias diferentes, não só a trilogia de jogos originais e o MMO contam as histórias, como diversos livros e HQ’s adaptam e expandem a mitologia de Azeroth (Algumas vezes até se contradizendo), ou seja, em um país onde era muito difícil encontrar esses materiais, acompanhar esse universo era complicado. Crônica veio para resolver esse problema, não só apresentando a mitologia desde os seus primórdios, como estabelecendo os acontecimentos de forma definitiva.

O livro inicia com o inicio de toda a cosmologia de Warcraft, apresentando todo o panteão de Titãs, sua jornada e o início do mundo de Azeroth muitos milênios antes dos acontecimentos do primeiro jogo. A origem das diversas raças e suas relações durantes os séculos é ricamente detalhada na edição, além da história de marcos importantes na geografia de Azeroth. É interessante ver o cuidado que o material tem em situar o leitor na leitura, tanto que a partir do terceiro capítulo o livro usam a abertura do Portal Negro como ponto de referência para os acontecimentos.

World-of-Warcraft-Chronicles-Vol-1-19-02-16-2

Todos os eventos narrados no livro são maravilhosamente escritos por Chris Metzen, Matt Burns e Robert Brooks todos roteiristas da Blizzard, que resumem os acontecimentos de forma clara e objetiva, situando muito bem o leitor durante as 168 páginas do livro. A sensação após a leitura é de ansiedade para o próximo volume, já que após todos os eventos narrados, o livro alcança os eventos do primeiro jogo da franquia, lançado em 1994. A segunda edição, deverá ser a que vai apresentar os Orcs, o Portal Negro e narrar os eventos da Primeira Guerra em diante.

wow_chronicle

A edição brasileira ainda traz um acabamento excepcional, muito parecido com as edições de luxo de Diablo III que foram trazidas para o Brasil. O livro que vem em capa-dura e com páginas em papel de luxo, é recheado de mimos para os fãs da franquia, com ilustrações maravilhosas e diversos mapas que mostram os domínios de facções e raças por Azeroth durante as eras.

World of Warcraft Crônica – Volume 1 é uma obra essencial para qualquer fã da franquia, apresentando de forma excepcional a riqueza do lore da franquia sem nem ao menos alcançar os eventos do primeiro jogo, em uma edição de luxo que vai arrancar suspiros dos jogadores mais antigos.

Nota do Autor: 10
Nota do público:(4 votos) 10
Dê a sua nota:

Guilherme Vitoriano
Devorador de Livros e Quadrinhos, domador de jogos.e Nerd assumido. Apreciador de uma boa música e apaixonado por suas meninas.

Guilherme Vitoriano publicou 239 posts. Veja outros.

Publicidade