One Punch Man [Otaku Way]

Em toda roda de conversa entre amigos que curtem quadrinhos, sempre existe a velha briga de quem seria o personagem mais forte. Entre os principais nomes, Goku e Superman sempre pareciam as escolhas óbvias, mas isso foi antes de conhecermos Saitama, e a trágica história do homem que encerra todos os seus combates com apenas um soco.

25220

One Punch Man conta a história de Saitama, um herói por hobby, que após anos de treino se torna capaz de acabar com seus inimigos com apenas um soco, o que à principio pode parecer uma coisa boa, acaba se tornando um tormento na vida de Saitama, que descobre o quão monótona e desinteressante pode ser a vida quando se tem um poder imensurável.

Conheci OPM faz alguns anos enquanto procurava algo interessante para ler na internet, lembro da surpresa e das gargalhadas que dei enquanto passava as páginas toscamente ilustradas do mangá pelo seu autor ONE, só depois de vários capítulos, fui descobrir que o mangá estava sendo ilustrado por Yusuke Murata, o que melhorou ainda mais a já excelente leitura da obra. OPM é uma grande sátira ao gênero Shounen e aos quadrinhos de Super-heróis, mostrando a vida e os dilemas de um homem que alcançou um poder imenso (de uma forma bem ridícula) e agora vive depressivo com o quão enfadonha é a sua vida, e agora segue numa jornada para encontrar alguém forte o suficiente para uma luta de igual, mas acaba ficando decepcionado ao derrota-los com apenas um soco.

IUQAKRN

Uma comparação entre a arte de ONE (esquerda) e Yusuke Murata (Direita)

Durante as várias cenas de luta é interessante ver como a força descomunal de Saitama é apresentada, não importa o quão grande, cruel ou forte seja o seu oponente, apenas um soco já resolve a situação, o que rende ao mangá algumas piadas hilárias e ridículas. Como da vez em que ele soca um inimigo que explode em vários pedaços, para poder correr e não perder uma promoção no mercado, pois pra ele a prioridade nem sempre é a luta que acontece na sua frente e sim a sua rotina. Mesmo exagerando no humor, o roteiro de ONE consegue ser inteligente e chega até a passar várias mensagens boas sobre como a força não molda caráter, isso lógico, antes de fazer outra piada com o assunto.

One Punch Man apresenta um grande elenco de personagens, que complementam muito bem as situações pelos quais Saitama passa. Seja Genos, um ciborgue que se torna aprendiz de Saitama e idolatra o careca ou Puri Puri Prisioner, um herói tão forte que pediu para ser preso em uma prisão de segurança máxima, que tem uma queda por heróis bonitos e o péssimo hábito de ficar nu enquanto luta.

Agora, quero falar um pouco sobre o ponto alto da obra pra mim. Sou grande fã do humor e do roteiro de ONE, mas o que me arranca sorrisos toda vez que abro um volume da obra é a arte arrasadora de Yusuke Murata. No começo do post coloquei uma comparação da arte dos dois, sei que a comparação é injusta, mas não são só personagens e cenários bem desenhados que o Murata-sensei traz pra obra, ele traz algumas das melhores sequências de ação já feitas para um mangá, elas são tão dinâmicas que elas parecem se mover na sua frente e, sem exageros, é o que elas acabam fazendo se forem vista em um gif, o que é claro, alguns fãs fizeram, confiram:

tumblr_miqlkp8p4l1ql6okvo1_500

A ameaça vem de cima!

3m9bPoe

Genos vs Saitama.

Com todo o sucesso que a obra estava fazendo ao redor do mundo, era questão de tempo até que o anime chegasse as telas e com o famoso estúdio Madhouse (Card Captor Sakura, Death Note, Trigun) cuidando da produção, o anime foi lançado em Outubro de 2015 em uma temporada de 12 episódios, fazendo um sucesso estrondoso e levando a fama de One Punch Man às alturas. Aqui no Brasil o anime não chegou oficialmente, mas em 2016 a editora Panini Comics, lançou o mangá em uma edição caprichada que agradou e muito os fãs da obra por aqui.

One Punch Man é definitivamente um dos mangás mais divertidos que eu li nos últimos anos, não só pelo seu humos ácido e dinâmico, mas também por seus personagens e roteiro inteligente, sua arte espetacular e ação de tirar o fôlego. OPM é uma ótima indicação para quem quer começar a ver animes ou para quem quer retornar ao mundo das animações japonesas.

Guilherme Vitoriano
Devorador de Livros e Quadrinhos, domador de jogos.e Nerd assumido. Apreciador de uma boa música e apaixonado por suas meninas.

Guilherme Vitoriano publicou 238 posts. Veja outros.

Publicidade