Top 6 – Especial dia dos namorados

O dia dos namorados já passou mas todo dia é dia de falar de amor! Preparamos uma lista de seis ótimos filmes para assistir a dois (ou a três, se você tem um relacionamento aberto…). Ano passado fizemos um Especial dia dos namorados mais completo com críticas de vários filmes românticos (Ghost, O guarda-costas, Amor além da vida, Namorados para sempre, P.S. eu te amo e Diário de uma paixão). No ano de 2013, fizemos podcast em homenagem a esse dia, é o FGcast 29. E esse ano, temos essa pequena lista com uma crítica bem resumida. Vamos a ela!

 

6. MESMO SE NADA DER CERTO (BEGIN AGAIN)

 

 

De um lado, Dan (Mark Ruffalo) foi demitido da produtora musical que ele mesmo criou. Do outro, Gretta (Keira Knightley) foi traída por Dave (Adam Levine) e sofre por ter sido abandonada. Por uma coincidência, ela acaba indo cantar no bar em que estava Dan. Com um olhar crítico e experiente, ele resolve apostar no talento musical de Gretta e a vida de ambos começa a mudar. Esse é o enredo de Mesmo se nada der certo, de como a música pode juntar duas pessoas e torná-las melhores do que já são. Lost Stars, uma das músicas do filme, exemplifica bem isso. “Mas somos todos estrelas perdidas tentando iluminar a escuridão?”. Esse filme trata de como Gretta superou a traição e confiou em seu talento. Afinal, o amor está presente em vários âmbitos da nossa vida, não só em relacionamentos amorosos. Merece um 8. Aproveita e dá uma olhada na nossa crítica mais completa desse filme.

 

 

5. COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ (50 FIRST DATES)

 

 

Uma comédia romântica estrelada por Adam Sandler, como Henry, e Drew Barrymore, como Lucy. Henry é um conquistador barato que mantém relações descompromissadas com as turistas da ilha onde mora. E a cada nova mulher, ele inventa um personagem diferente apenas para passar a noite com elas. Até que um dia ele encontra Lucy e claro que flerta com ela. Porém tem um pequeno detalhe: ela sofre de perda de memória recente, fazendo com que ele crie todos os dias novas situações para conhecê-la e fazê-la se apaixonar por ele. O que vale nesse filme é a perseverança do personagem de Adam Sandler que tem, literalmente, que conquistá-la todos os dias. É uma ótima opção para casais em que a rotina já bateu à porta. Fazer o outro se apaixonar por nós todos os dias é um ótimo desafio na vida a dois. Ganha um 8,5 fácil.

 

 

4. NOVE SEMANAS E MEIA DE AMOR (NINE 1/2 WEEKS)

 

 

Kim Basinger e Mickey Rourke arrasam nesse romance tórrido. Ele, um empresário rico e sedutor acostumado a ter o que quer. Ela, uma curadora sexy e romântica. Juntos, vivem uma paixão intensa, com direito a realização das mais inusitadas fantasias, como o strip-tease mais famoso da história do cinema. Com músicas indiscutivelmente inesquecíveis, Bryan Ferry, Slave to Love e Joe Cocker, You can leave your hat on, Nove semanas e meia de amor fez a cabeça de gente ao mostrar cenas bastante sensuais (principalmente de muitos rapazes…). Então, se você pretende comemorar esse dia de uma maneira mais íntima, essa é uma ótima pedida. Merece um 8,5 pela trilha sonora e pela ousadia de muitas cenas.

 

 

3. TOP GUN

 

 

A primeira imagem que me vem a cabeça ao lembrar esse filme é Tom Cruise bem novinho, com aqueles lindos olhos azuis… A paixão entre um piloto da marinha e sua instrutora também está no imaginário de muita gente. Take my breath away tornou o filme lembrado até hoje, assim como os beijos trocados entre Tom Cruise e Kelly McGillis, que também tiravam o fôlego. Não por acaso, a música ganhou o Oscar de melhor canção original. O filme vale a pena ser assistido, não só pelo romance, mas também pela história que envolvia os melhores pilotos da marinha. O elenco ainda conta com Val Kilmer, Anthony Edwards e Tom Skerritt. A direção ficou por conta de ninguém menos que Tony Scott. Aqui cabe um ótimo 9. Aproveitem e ouçam o podcast #104. Lá você encontra diversas informações sobre esse clássico dos anos 80.

 

 

2. MEU PRIMEIRO AMOR (MY GIRL)

 

 

Clássico da nossa infância (pelo menos da minha!). Como não amar? E como não chorar litros com esse filme? Macaulay Culkin e Anna Chlumsky vivem o mais puro e verdadeiro amor de infância. Thomas e Vada são muito amigos. Vada, mais madura, tem uma “paixonite” por seu professor de literatura (quem nunca…?), enquanto Thomas aprecia a companhia de sua amiga. O pai de Vada, Harry, (Dan Aykroyd) é agente funerário, o que faz com que a morte esteja muito presente em sua vida. No meio dessa história ainda aparece Shelly (Jamie Lee Curtis), por quem Harry se apaixona, deixando Vada um pouco enciumada. A beleza do filme está em mostrar o desabrochar do amor entre Thomas e Vada, assim como os desdobramentos disso. Algumas poucas linhas não são suficientes para mostrar a sensibilidade desse filme, mas fica aqui a sugestão de um lindo filme de amor.  E com certeza vale um 9,5

 

 

1. ENQUANTO VOCÊ DORMIA (WHILE YOU WERE SLEEPING)

 

 

É aquele filme água com açúcar que a gente ama. É clichê, mas é fofo. Sandra Bullock personifica Lucy, mais uma protagonista solitária de comédia romântica. Ela vive um amor platônico por Peter Callaghan (Peter Gallagher). Todos os dias ela o vê passando pela catraca do metrô. Um dia, ela testemunha um assalto a Peter e o salva de ser morto. Ao chegar ao hospital, Lucy pensa alto demais e diz que ia casar com ele. A enfermeira ouve, espalha a notícia para os familiares e funcionários do hospital e está feito o mal entendido. Enquanto Peter está em coma, Lucy se apega a família dele e vai adiando o dia em que terá que contar a verdade. Quando Jack (Bill Pullman gato!), irmão de Peter, aparece, as coisas pioram, pois ele acaba se apaixonando por Lucy e ela por ele. Que confusão! Mas tudo se ajeita no final. E como um bom filme água com açúcar, todos terminam felizes para sempre. Vale salientar que o título em português é idêntico ao original, o que tem tudo a ver com o enredo do filme. 10 sem dúvida.

 

 

Esses são só alguns exemplos de filmes românticos que valem a pena, de comédias até dramas que te farão chorar. Há uma diversidade de romances no cinema, mas escolhi alguns por opção pessoal. Portanto, as notas dadas aos filmes são estritamente baseadas no meu gosto pessoal e nada tem a ver com detalhes técnicos, ok! Espero que isso sirva de inspiração para o seu relacionamento amoroso. E caso você não tenha um, aproveite para convidar sua ou seu paquera para ver um filme!

 

Rayana Lima
Formada em Psicologia e, atualmente, está terminando o Mestrado também em Psicologia. Adora diversos tipos de filmes e sempre gosta de assistir várias vezes aqueles que mais lhe agradam. Seu estilo preferido é suspense e terror, mas também adora um romance, uma comédia ou um drama bem construído. O estilo musical também é bem eclético, mas não peçam pra ela escutar Annita e afins. No seu tempo livre, ama dançar e gosta de jogar videogame. Mas só os de corrida, porque os de plataforma e RPG são lentos demais pra ela.

Rayana Lima publicou 33 posts. Veja outros.

Publicidade

  • MARCIUS VINICIUS

    Eu amo filmes românticos! Quando mais açucarados, melhor!